Filtrar Busca

Idade
Desde
Até
Somente
Estado
Cidade

O que fazer para entreter Crianças de até 3 anos

Todos nós sabemos como as crianças se desenvolvem rápido, não é mesmo? De um dia para o outro, os pequenos começam a fazer e a falar coisas que são surpreendentes para nós adultos. 

Neste momento em que a garotada está descobrindo o mundo, as brincadeiras têm papel fundamental na sua evolução motora, sensorial e intelectual. No entanto, cada fase da infância tem as suas características e necessidades, que devem ser trabalhadas conforme a idade.

Para que essa evolução seja divertida e pedagógica ao mesmo tempo, sugerimos estas 5 atividades para crianças de 3 anos, que podem ser feitas a qualquer hora e lugar. Dá só uma olhada!

1. Brinque de esconde-esconde

Essa talvez seja a primeira brincadeira que muitas crianças aprendem. Desde bebês eles são apaixonados pelo famoso “achou!”, quando você esconde o rosto atrás de uma fralda, por exemplo.

Agora que a criança já está andando, brinque de esconde-esconde com ela. Pode ser em casa mesmo. Além de exercitar o corpo e queimar bastante energia, o jogo desenvolve a capacidade de raciocínio lógico dos pequenos. E eles adoram!


2. Monte circuitos dinâmicos

Usando objetos ou obstáculos naturais de onde vocês estiverem, construa um circuito para que as crianças tenham que repetir as ações. Em casa, você pode usar almofadas, cadeiras, mesas, sofás, caixas e cobertores, que podem servir de “túneis”.

Torne a brincadeira mais lúdica, estimulando a criatividade e a imaginação ao criar uma história na qual a criança é a protagonista da aventura.

3. Faça brinquedos com as crianças

Desenhar e pintar atraem muito a atenção das crianças, pois elas adoram as cores e formas que podem ser feitas, além de ser um ótimo exercício da atividade motora.

Que tal dar um passinho a mais nessa atividade e produzir brinquedos com eles? Muitos materiais simples de uso diário podem se transformar em carrinhos, animais, pessoas e tudo mais o que a criatividade deixar.  

Com uma tesoura e um pouco de cola branca, as tampinhas de garrafas dão boas rodas e os rolinhos de papel higiênico viram lindos elefantes ou até um tigre. Deixe a criança participar da construção, estimulando que elas inventem os seus personagens.

4. Produza massinha de brincar

Esta brincadeira é um clássico, muitos adultos vão se lembrar do tempo de pequeno, quando fazíamos a maior sujeira produzindo massinha caseira, para desespero das mães. Mas é muito divertido.  

 Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
  -  4 copos de farinha de trigo
  -  1 copo americano de sal      
  -  1½  copo americano de água      
  -  2 colheres de sopa de óleo
  -  1 colher de sopa de vinagre
  -  corante de alimentos (diluído na água)

Junte tudo num recipiente e amasse com as mãos. A criançada adora essa parte, quando ela percebe através do tato e da visão a transformação dos ingredientes em um brinquedo novinho.

Ajuste a consistência da massinha adicionando mais água se estiver muito dura ou mais farinha se ela estiver muito mole. Caso você queira cores diferentes, faça a massa sem cor, porcione em quantos pedaços quiser e coloque o corante só no final. A massa não é comestível.

5. Use muitos blocos de montar

Outro campeão de preferência de pais e responsáveis de crianças pequeninas, os blocos de montar são uma excelente atividade para fazer com os kids.

As cores e os diferentes formatos e tamanhos das peças ajudam a criança a desenvolver raciocínio lógico com planejamento e organização durante a brincadeira, além de estimular a habilidade motora das mãos e dedos.

Sempre siga a recomendação indicativa de idade do brinquedo. Peças muito pequenas são um perigo nas mãozinhas de uma criança nessa idade.

E aí, gostou destas atividades para crianças de 3 anos? Agora é só começar a brincadeira com os pequenos.

Compartilhar com:

Entre em contato

Email contato@dodzkids.com.br
Telefone (11) 99645-4421
Telefone (11) 99469-7518
Endereço Rua Quatá, 1017 I Vila Olímpia
CEP 04546-045 - São Paulo - SP
© 2017 - DODZ KIDS - Todos os direitos reservados.