Filtrar Busca

Idade
Desde
Até
Somente
Estado
Cidade

Casa toda tossindo, aprenda reconhecer alguns sintomas


Vivemos em um país tropical. Até por isso, quando as temperaturas começam a cair, a primeira providência é fechar portas e janelas para manter o ambiente interno mais quentinho. O grande problema, que surge já no Outono, é que esse ambiente fechado e aglomerado favorece a circulação viral, que torna mais frequente o aparecimento de doenças respiratórias.

A Dra. Flavia Oliveira, pediatra e neonatologista da Clínica MedPrimus, de São Paulo (SP), conta que esse cenário faz com que muitas crianças sofram de infecções respiratórias tanto das vias aéreas superiores, como as gripes e resfriados, quanto das inferiores, com as pneumonias. “Por isso temos pronto socorros lotados e grandes filas de espera, que geram mais aglomeração e, consequentemente, novas infecções”, destaca.

A médica orienta que a decisão de ir ao PS deve ser avaliada criteriosamente para evitar exposições desnecessárias. “O pediatra da criança deve ser ouvido sempre para discutirem, juntos, qual a melhor opção. Conhecer um pouco das doenças também ajuda os pais a observarem os possíveis riscos”, diz.

Conheça a seguir alguns sintomas importantes da gripe

Para este ano, espera-se um aumento no caso da contaminação pelo vírus Influenza A, subtipo H3N2. “É um vírus com alto poder de mutação e transmissão rápida. A taxa de complicações também é alta, como pneumonias”, diz Dra. Flavia. No hemisfério norte, no último inverno, mais de 45 mil casos de gripe relacionados a esse vírus foram registrados, sendo que 80% dos casos de óbito em crianças ocorreram em pessoas não vacinadas.

“A vacinação é uma forma de prevenção importante, mas não garante 100% de cobertura exatamente pelo fato do vírus sofrer mutações frequentes”, diz a pediatra. A gripe “comum”, não vai ser evitada com a vacina, mas existem ações que diminuem a chance de ficar doente: lavar as mãos sempre que necessário e usar o álcool gel nos casos que não exista sujeira visível nas mãos, evitar locais aglomerados - principalmente se você tiver um bebê em casa --, assim como frequentar lugares aglomerados caso alguém esteja doente em casa.

A gripe possui sintomas mais intensos do que o resfriado comum. Normalmente a febre é mais alta e persistente, há sensação de mal-estar importante. Coriza, tosse, dor de garganta e dor de cabeça são comuns também.

A temida bronquiolite

Os pais de bebês precisam ficar atentos a essa doença grave. “Os sintomas iniciais parecem com resfriado, porém podem evoluir com comprometimento pulmonar de intensidade variável, levando até a insuficiência respiratória. Costuma ocorrer uma piora da tosse e do desconforto respiratório no terceiro para o quarto dia do quadro”, orienta a pediatra.

As pneumonias atípicas são causadas por bactérias não habituais, como a Mycoplasma. O quadro tem tosse mais seca e irritativa persistente, com ou sem febre, dificultando muito o diagnóstico inicial. “Os pacientes mais comuns são as crianças em idade escolar, com pico entre 5 e 19 anos. Nos últimos anos, temos observado um aumento no número de casos em crianças menores, por isso vale a atenção”, reforça a pediatra.


Sobre Dra. Flavia Oliveira Pediatra

Pediatria e Neonatologia
Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC - FMABC
Residência médica em Pediatria Geral pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP Residência médica em Neonatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
Título de especialista em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP Pós-graduação em Perinatologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein – HIAE

Créditos:

Dra. Flavia Oliveira pediatra da Clinica MedPrimus

Clínica MEDPRIMUS


Compartilhar com:

Entre em contato

Email contato@dodzkids.com.br
Telefone (11) 99645-4421
Telefone (11) 99469-7518
Endereço Rua Quatá, 1017 I Vila Olímpia
CEP 04546-045 - São Paulo - SP
© 2017 - DODZ KIDS - Todos os direitos reservados.